Historial




Em outras épocas, há muito tempo atrás em 2008, erguia-se na cidade mais alta de Portugal, pela força de mulheres corajosas e destemidas, um sonho.


Após várias batalhas e uma guerra fria, a 28 de Novembro, nasce então a Ftuna, uma das tunas femininas do Instituto Politécnico da Guarda. Mulheres fabulosas, fantásticas e formosas, com o coração forte, cheias de vontade de cantar e encantar por todo o país.

Mais do que uma amizade, a Ftuna tornou-se uma família, que com o passar dos séculos, foi ficando maior. 



Entre copos e bebedeiras, alegrias e choradeiras, a tuna ultrapassou todos os obstáculos e apresentou à cidade de D.Sancho, uma nova tuna feminina com novos ideais.

O F faz jus aos conhecidos 5 f’s da guarda. Uma tuna FORTE e unida, FORMOSA pelas mulheres que lhe pertencem, FRIA pelo coração das suas guerreiras, FARTA em empenho e conquistas, e FIEL à Ftuna e a todas que dela fazem parte.


Apadrinhadas pela Copituna d’Oppidana (Tuna Masculina do Instituto Politécnico da Guarda) e pelas Meninas e Senhoras da Beira (Tuna Feminina da Academia de Viseu), a Ftuna está actualmente sedeada no edifício da Associação Académica da Guarda, é actualmente composta por 30 elementos.




Podes não saber cantar, nem sequer assobiar ou tocar, mas se tiveres o espírito, junta-te a nós!